domingo, 21 de dezembro de 2008

O Cidade Fashion Day se afirma como mais uma opção no calendário fashion baiano

O performer Rafael Jones

Inspirado no centenário comemorativo da vinda dos primeiros imigrantes japoneses para o Brasil , e com uma infra estrutura digna dos grandes eventos de moda que acontecem na nossa cidade , a V Edição do Cidade Fashion Day foi coroada com grande sucesso , e nem mesmo a chuva tirou o brilhantismo do evento ,tendo como cenário o belo casarão estilo colonial mexicano , que integra a paisagem urbana do bairro do Politeama e que hoje abriga o Museu do Traje e do Têxtil,não podia ter sido melhor a escolha desta locação , os desfiles foram abertos por uma performance inspirada no teatro Kabuki coreografada pelo dançarino Rafael Jones, que fez a platéia viajar no tempo , induzidos também pela excelente construção da trilha sonora assinada pelo DJ Gabão, que mesclou música japonesa tradicional , pop, folclórico , com sons do cotidiano ,o styling assinado pelo trio : Ramona Costa , Isabella Vecchiatti e Nália Portela se remeteu ao visual de gueixas, fruits , lolitas e samurais ,o casting da Mega Models Agency , dotou o evento de profissionalismo. A Faculdade da Cidade do Salvador com esta iniciativa demonstra seu pioneirismo em promover um evento desta natureza e porte , além de facilitar a inserção do seu alunado nesta fatia do mercado de moda.

domingo, 9 de novembro de 2008

O designer Junya Watanabe roda a baiana nas passarelas da Paris Fashion Week

De onde vem as idéias do designer Junya Watanabe ...formas de usar o turbante .

































Os registros visuais dos trajes de baianas do pintor francês Debret






A inspiração vem da África , da Bahia , das baianas e da Carmem Miranda

“Com tanto brasileiro metido a bamba ,sucesso no estrangeiro ainda é Carmen Miranda”Arrombou a festa - Rita Lee

“O que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem!
Tem brincos de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem!
Tem pano-da-costa, tem!Tem bata rendada, tem!Pulseira de ouro, tem!Tem saia engomada, tem!
Sandália enfeitada, tem!
Tem graça como ninguém
Como ela requebra bem!
Quando você se requebrar
Caia por cima de mim
O que é que a baiana tem?
Só vai no Bonfim quem tem
Um rosário de ouro
Uma bolota assim
Quem não tem balangandãs
Não vai no Bonfim
Oi, não vai no Bonfim”

(O Que é que a baiana tem? - Dorival Caymmi)
“No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi caruru, mungunzá, tem umbu
Pra Ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração, seu amor
De Iaiá
No coração da baiana também tem
Sedução, canjerê, candomblé, ilusão
Pra você
Juro por Deus, pelo Senhor do Bonfim
Quero você baianinha inteirinha pra mim
(Tabuleiro da baiana – Ary Barroso)

Possivelmente o designer Watanabe pode não ter ouvido essas canções porém interpretou com muita propriedade a estética vestimentar das nossas baianas .










































A Bahia e as baianas inspiram a coleção verão 2009 do designer Junya Watanabe , uma aproximação da estética nipônica com o vestir tradicional das nossas crioulas impacta as passarelas da semana de moda parisiense . O styling se apropria dos turbantes e outros volumes de cabeça que nos remetem aos tabuleiros das negras vendedeiras e também da estética criada pela cantora portuguesa Carmem Miranda .
A inspiração principal pode até ser África – já percebeu como em Paris as coleções estão tomando um rumo mais étnico e exótico? -, traduzido pelas estampas alegres típicas das culturas locais, animal prints, sandálias com tiras de aspecto rústico amarradas no tornozelo e elementos de styling de cabeça cheio de flores e amarrações . Saias longas, com barras em camadas e em babados, vinham combinadas com tops volumosos meio enrolados e amarrados no corpo em estampas xadrezes ou étnicas. Mas para o fim do desfile o denim chegam a dominar os looks por completo, em vestidos e combinações de saias e jaquetas. Muito bom ver como o estilista trabalha as referências de forma sutil, sem cair em clichês, conseguindo imprimir bem sua identidade e evoluir dentro de um tema que pode parecer meio restrito ou folclórico .

sábado, 1 de novembro de 2008

PALESTRA DISCUTE MODA EM SALVADOR _MODA: perspectivas teóricas e artísticas



O estilista baiano Tarcísio Almeida e a pesquisadora de moda Renata Pitombo, professora de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), farão dobradinha em evento na UFBA promovido pelo PETCOM, para palestrar sobre suas experiências no mundo da moda.
"Moda: perspectivas teóricas e artísticas" é o título da palestra que acontece na próxima quarta-feira, 5 de novembro, às 11h, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA. Os convidados discutirão questões pertinentes à moda, como ela se insere na sociedade, entre outras questões relacionadas ao tema .
O evento faz parte de mais uma edição do projeto Pílulas do conhecimento, produzido pelo PETCOM, Programa de Educação Tutorial da FACOM/UFBA. O projeto acontece desde 2004, é aberto ao público e traz sempre convidados que apresentam temas importantes para a comunidade acadêmica, na área de comunicação.
Maiores informações: (71) 3283-6186 / petcom@ufba.br

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Cidade Fashion Day homenageia o país do Sol Nascente


A quinta edição do Cidade Fashion Day ,vai homenagear o centenário da imigração japonesa no Brasil, serão contemplados a cultura, a tradição e a arte do país do sol nascente , o tema possibilitou muitos desdobramentos ,por exemplo : o teatro kabuki, a arte do origami , da ikebana e a moda de rua de Tóquio, etc. O evento acontecerá no Museu do Traje e do Têxtil , no bairro do Politeama , no dia 3 de dezembro às 19:00 horas.

Modelos baianos fazem sucesso no mercado asiático




O Top baiano Eduardo Fagundes da Mega Bahia , tem deslanchado sua carreira com uma extensa kilometragem em países asiáticos , o que deixa claro o interesse de outros países por modelos com características latinas .

sábado, 25 de outubro de 2008

CRIADORES JAPONESES É TEMA DE MESA REDONDA

REI KAWAKUBO
YOHJI YAMAMOTO


OS DESIGNERS REI KAWAKUBO E YOHJI YAMAMOTO SERÃO TEMA DE MESA REDONDA NO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA NO DIA 21 DE NOVEMBRO ,EM COMEMORAÇÃO AOS 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL . VÁ E CONFIRA A IMPORTÂNCIA DESTES CRIADORES NA MODA OCIDENTAL .

WORKSHOP: OLHARES SOBRE A MODA JAPONESA


WORKSHOP: OLHARES SOBRE A MODA JAPONESA


O WORKSHOP OLHARES SOBRE A MODA JAPONESA :100 ANOS DA IMIGRAÇÃO NIPÔNICA NO BRASIL , ACONTECE NO DIA 21 DE NOVEMBRO 2008, DAS 8:00 ÀS 20:00HORAS, NO MUSEU DO TRAJE E DO TÊXTIL, TAMBÉM CONHECIDO COMO MUSEU DA MODA, LOCALIZADO NO BAIRRO DO POLITEAMA , ANTIGO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA .
PROGRAMAÇÃO :
8:00- PROFA ANA LÚCIA UCHÔA - O MUSEU E A MODA
9:00- PROF DR EM HISTÓRIA DA ARTE LUIZ ALBERTO FREIRE -O OCIDENTE E O ORIENTE NAS ARTES
10:00- MESA REDONDA ESTÉTICA, MODA E CONCEITO
O IMPACTO DO JAPONISMO NO OCIDENTE DESIGNERS CONTEMPORÂNEOS E DESDOBRAMENTOS DO JAPONISMO EM MARCAS BRASILEIRAS - PROF ALDO CLÉCIUS ESPECIALISTA EM MKT DE MODA
ISSEY MIYAKE - PROFA ANA CRISTIANE DA SILVA MESTRANDA EM HISTÓRIA UEFS
REI KAWAKUBO /YOHJI YAMAMOTO -PROF CLÁUDIO REBELLO MESTRANDO EM ARTES VISUAIS UFBA
KENZO -DESIGNER E ESTILISTA MIKA UENO
14:00- EXIBIÇÃO DO FILME CADERNO DE NOTAS SOBRE ROUPAS E CIDADES DE WIM WENDERS, SOBRE O ESTILISTA YOHJI YAMAMOTO .
15:00- OFICINAS CRIATIVAS
FORMAS NIPONICAS E DESENHO DE MODA
STYLING DE MODA COM BASES NIPONICAS
PESQUISA DE MODA E ORIENTE
19: 30- DESFILE DE CRIADORES BAIANOS : MIX JAPÃO
INFORMAÇÕES : 3329 5522 3329 5520 RAMAL 4
INVESTIMENTO : 20,00 reais estudante 40,00 reais profissionais

sábado, 29 de março de 2008

BATE PAPO COM QUEM DE FATO INTERPRETA A MODA BAIANA


MODA E IMAGEM :INTÉRPRETES DA MODA


O Evento acontece no AUDITÓRIO DA FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR ,no 3o ANDAR do prédio NOBRE, na PRAÇA DA INGLATERRA , no bairro do COMÉRCIO , no DIA 10 DE ABRIL DE 2008, das 19:00 às 22:00 horas .


PALESTRANTES :


JAMIL MOREIRA -JORNALISTA DE MODA EDITOR DO CADERNO BAZAR DO CORREIO DA BAHIA , ALINA AMARAL -MS EM JORNALISMO DE MODA ROBERTO MACEDO -JORNALISTA ESTUDIOSO DA HISTORIOGRAFIA DOS CONCURSOS DE MISS, MARCELO REIS -FOTÓGRAFO DE MODA -CASA DA PHOTOGRAFIA CAROL TAVARES- MODELO -MEGA MODELS SALVADOR ,DODA GUEDES -BEAUTY ARTIST ,IVANA TELLES -NATURA , DJ LUIS SANTORO, VERA PONTES EMPRESÁRIA DE EVENTOS DE MODA , ANA KARINA FARANI , CONSULTORA DE MKT, PROFESSORA DE MKT DE MODA, EX-GERENTE DE MKT DO SHOPPING PIEDADE , BETO LAPLANE MS EM ARTES CÊNICAS MAQUIAGEM CÊNICA,LIDICE BERMAN -BRECHÓ MISCELÂNEA CHIK


MESAS:
:1-MODA E MÍDIA:a imprensa aliada a moda
2-MODA E EVENTOS :preparando um evento
3-MODA E BEAUTY:conceito de beleza na contemporaneidade
4-MODA E STYLING: o poder da imagem na construção de uma marca
5-MODA E MÚSICA :construindo trilhas


A imagem na moda tem sido na contemporaneidade tema de debates em diversas áreas do saber , além , é claro , da sua grande importância dentro da cadeia têxtil ,vale ressaltar que sua articulação envolve , pesquisa, concepção e realização do projeto, incluindo etapas de definição estilística e estratégias de criação. A demanda pela formação de profissionais para atuarem nesta área, ou seja que interpretem a moda dentro de todas suas nuances, é algo que ainda carecemos no nosso estado , assim com a ampliação do campo de conhecimento e atuação, cresceram rapidamente no últimos cinco anos o interesse pelo campo do styling . Constatou-se uma lacuna a ser preenchida que contemple mais especificamente a concepção e a criação de imagem e que possibilite especializar a mão de obra para atuação neste segmento. Nesta perspectiva, o evento foi idealizado e desenvolvido de modo a privilegiar o olhar crítico sobre o objeto em estudo, a imagem de moda , possibilitando aos participantes compreenderem a moda como um universo além da realidade aparente e ao mesmo tempo possibilitando uma maior aproximação do mesmo com o mercado local . A Faculdade da Cidade do Salvador , em parceria com as alunas do 6o semestre de design de moda Noturno , estarão realizando no próximo dia 10 de abril, às 19:00 h, no auditório da faculdade no 3º andar , o evento :Moda e imagem: intérpretes da moda, objetivando estreitar as relações: academia e mercado.O bate papo com os profissionais ocorrerá no formato de mesas redondas, onde serão discutidos temas pertinentes a imagem de moda e seus desdobramentos .As mesas serão compostas por experientes profissionais: beauty artists , stylists , fotógrafos de moda , editores de moda , modelos , pesquisadores , agenciadores , produtores de eventos, proprietários de brechós, gerentes de marketing, DJS, etc.Moda com responsabilidade social , portanto, não esquece de levar um quilo de alimento não perecível , para o CAASA .


Maiores informações e inscrições com:
camilla santiago millasantiago_6@hotmail.com
rebeca bomfim rebecabomfim@ig.com.br
tainá cordeiro taicordeiro@hotmail.com

sábado, 22 de março de 2008

A MODA QUE AQUI CHEGOU COM A FAMÍLIA REAL PORTUGUESA 1808-2008


Retratos de D João VI





Retratos da princesa Carlota Joaquina



Como era Salvador no início do século XIX, seus hábitos e costumes , sua moda é o tema da exposição "A Bahia na época de D. João VI.



A mostra inclui gravuras, desenhos e pinturas, móveis e objetos diversos que procuram retratar o cotidiano da Bahia na primeira metade do século XIX. A exposição é composta por peças pertencentes a diversos museus brasileiros e portugueses.



Há 200 anos, a família real portuguesa chegava a Salvador. Logo que puseram os pés na Bahia, as mulheres da corte causaram o maior frisson: as roupas e os acessórios delas eram novidade para as brasileiras.



A primeira moda fez logo a cabeça das mulhres: Carlota Joaquina desembarcou no Brasil de turbante. Era para esconder o cabelo cortado por causa da infestação de piolhos no navio, mas o motivo não importava; a idéia era copiar sem demora o estilo da nobreza e aproveitar os novos tecidos importados.
“O Brasil era dominado por uma lei que proibia os ornamentos e os excessos, tecidos muito caros", explica a pesquisadora Paula Acioly.
A tendência do verão de 1808 era a Moda Império, de origem francesa. Em museus de Paris e Lisboa encontramos vestidos de cores claras, com decotes quadrados ou em forma de coração. O corte logo abaixo do busto, e a saia com um leve franzido; a saia enorme, que precisava até de uma armação de madeira, estava ultrapassada.
A moda seguia os novos ventos da política: para os homens, estavam em alta as roupas com inspiração militar. Napoleão Bonaparte foi buscar idéias de governo na antiga Grécia, e assim as estátuas que surgiam em escavações arqueológicas eram modelo de elegância.
A mulher ficou livre do espartilho e passou a usar sapatilhas. A bolsa, que antes era escondida num buraco da saia rodada, cresceu e apareceu.
A Moda Império não dispensava o luxo, principalmente nas cerimônias que reuniam as damas da corte, como batizados e casamentos. Nestas ocasiões, os vestidos usados tinham caudas bordadas com fios de metais preciosos, fios de seda e detalhes em renda.
Quando Napoleão perdeu a guerra, voltaram as saias exageradas na Europa. Mas a Moda Império, com tecidos leves, manteve sua majestade aqui no Brasil. “A Moda Império é uma moda sem armadilha: ela alonga o corpo da mulher e deixa a mulher mais confortável e faz com que a mulher tenha uma certa postura”.
Dois séculos depois, na nova Moda Império, é revisitada , propondo mais uma vez conforto e luxo a serviço das princesas modernas.



As pinturas de retratos, os desenhos e as gravuras , revelam o gosto refinado da moda na época , as mulheres nobres sempre aparecem retratadas trajando vestidos com modelagem império , ou seja cintura marcada abaixo dos seios ,uma espécie de camisolão preso abaixo do busto que imitavam os drapeados das esculturas gregas , possibilitanto um drapeado, eram muitas vezes rebordados com fios de metais nobres , esses trajes eram complementados com uso de xales, turbantes, leques , luvas , chapéus . já os homens, as inspirações vieram do traje militar , usavam calças justas e casacas ao gosto napoleonico , chapeus bicornio. Para os interessados em indumentária vale a pena conferir a mostra que ficará em nossa cidade até o dia 1 de junho .



O Museu de Arte da Bahia fica na Avenida Sete de Setembro, número 2340. Tel: (71) 3117.6490. Terça a sexta, 14h às 19h; sábado e domingo, das 14h30 às 18h30. R$ 5,00 e R$ 2,50.

MODA BRECHÓ NO CAFÉ DA MANHÃ


Café da Manhã, Jazz e Moda Brechó, dia 06/04, domingo, a partir das 8 da matina no Portela Café (http://www.portelacafe.com.br/) acontece o evento BRECHÓ-CAFÉ! Para os apreciadores da boa música duas novidades, a primeira é que apresentações ao vivo de jazz e de música clássica acontecerão durante o café e a segunda é que um Sebo funcionará como um espaço para troca, compra e venda de vinis, onde alguns músicos também estarão expondo suas coleções de discos. Outra grande atração que promete movimentar o café da manhã é a presença da Miscelânea Chik.A dona do Brechó, Lídice Berman, produz o evento e traz todo o conceito da loja diretamente para o Portela Café. A badalada loja da Barra levará a moda Brechó ao Portela Café com roupas das mais variadas grifes, a exemplo de Versace, Daslu, Dolce Gabana, DKNY, Louis Vuitton e Isabela Capeto. A Miscelânea Chik também é a responsável pela exposição que acontecerá de roupas de época, figurinos e vestidos de festa. E por falar em miscelânea, a literatura não poderia ficar de fora dessa mistura. Uma exposição com coleções de Gibis, do acervo pessoal do cartunista Flávio Luiz será realizada e uma bancada será montada com gibis, revistas de época e livros antigos, que estarão disponíveis para compra. A intenção é promover um café da manhã cheio de charme e conceito, no qual as pessoas tenham contato com uma opção diferente de lazer e cultura.

INFORMAÇÕES:

Data:06/04/08

Horário: das 8 ás 18hs

Local: Portela Café (Rio Vermelho na Praça Cruz Aguiar)

Entrada Franca Realização: Miscelânea Chik & Portela CaféContato:3264-6676/81815878 http://www.miscelaneachik.blogspot.com/

MODA E IMAGEM: INTÉRPRETES DA MODA



O bate papo moda e imagem:intérpretes da moda , é um evento que visa discutir temas relacionados a criação de imagem de moda e seus intérpretes , explorando os mais diversos olhares sobre o tema, como:styling , fotografia , mídia , eventos , beauty ,trilhas sonoras , dentre outros .O encontro é uma iniciativa dos alunos do 6o semestre de design de moda do turno noturno , da Faculdade da Cidade do Salvador , da disciplina Produção e Organização de eventos de Moda , que tem como intuito promover uma conversa descontraída com profissionais experientes da área , possibilitando uma maior aproximação entre a academia e o mercado de trabalho de moda no nosso Estado.
Local:Auditório da Faculdade da Cidade do Salvador , no 3o andar , Pça da Inglaterra , No 2, Comércio
Horário:19:00h
Data:10 de abril de 2008

MODA E IMAGEM: INTÉRPRETES DA MODA


sábado, 16 de fevereiro de 2008

Figurino :Elizabeth :a era de ouro





























Cate Blanchett segue impecável como a rainha Elizabeth







Estreiou nesta sexta-feira (15) o filme "Elizabeth – A era de ouro", que traz a australiana Cate Blanchett mais uma vez como a rainha Elizabeth I, já vivida por ela no cinema, dez anos atrás, e que lhe rendeu montes de pr mios e reconhecimento público.
"Elizabeth – A era de ouro" se passa uma década depois do período mostrando no primeiro filme (intitulado apenas "Elizabeth") -quando ela assume o trono e tenta se estabilizar entre pessoas em que n o confia para administrar um país falido em muitos setores. A idéia, desde o início do projeto, era contar a vida de Elizabeth em uma trilogia. Cate Blanchett, chamada para este segundo filme cinco anos após o primeiro, não tinha certeza se deveria voltar pele da rainha inglesa. Foi movida pela sensação de que poderia se aprofundar mais na personagem que ela decidiu encarar o trabalho. Decisão acertada, pois a Elizabeth deste "A era de ouro" é muito mais complexa que a do primeiro filme –e a atriz a vive com maestria.
Ao mesmo tempo em que é uma rainha segura e determinada, Elizabeth passa por grandes crises no que diz respeito a seus relacionamentos (seja com amigos, seja com amores) e, especialmente, relação de confiança que desenvolve com algumas pessoas que a cercam. Blanchett consegue perfeitamente ser essa mulher dúbia, que se orgulha de suas responsabilidades e sofre diante da solidão e da fragilidade. Conhecida como "a rainha virgem", Elizabeth n o consegue encontrar um homem que desperte seu interesse e sua vontade de se casar. Enquanto isso, segue dedicando-se a seu povo e reinado, contando com a amizade da fiel Bess (Abbie Cornish), sua confidente. Até que conhece Walter Raleigh (Clive Owen), desbravador de mares e terras, cheio de encantos e boas histórias para contar. A rainha se aproxima do irresistível pirata, e passa a valorizar suas opiniões e sua companhia, apesar de saber que com ele n o pode desenvolver um relacionamento afetivo. Tudo isso afasta o foco de Elizabeth de uma conspiração armada para sua morte. A católica Espanha planeja a derrocada da rainha inglesa protestante. Para isso, conta com o apoio de Mary Stuart(Samantha Morton), rainha da Escócia, que, mesmo aprisionada, conspira contra a prima que está no poder, sonhando em assumir seu lugar. Braço direito de Elizabeth, Sir Francis Walsingham (Geoffrey Rush) é o único que ainda se preocupa em manter salva a rainha, e seu reino, intacto.



"Elizabeth – A era de ouro" foi indicado ao Oscar em duas categorias: melhor atriz para Cate Blanchett e melhor figurino que é algo de surpreendente ,revelando muita pesquisa histórica na construção do mesmo , vale a pena conferir .

Imperdível !!!!!!!!


Moda e Tendência de Jóias

A jóia passa a ocupar lugar de destaque na moda. Nas passarelas, na mídia, nas ruas e nas festas. Mais do que nunca a jóia é um elemento indispensável para quem quer se manter elegante. São muitos os esforços que os joalheiros e designers fazem para conseguir esse destaque nas jóias atuais. O que favorece esse conceito é que só a jóia consegue tornar datas especiais em momentos inesquecíveis. O ressurgimento de conceitos, estilos fazem com que aquilo que era considerado velho e ultrapassado pareça novo. Não se trata de usar as mesmas jóias que se usava há 40, 50 anos atrás; mas o que ressurge é o conceito de romantismo, luxo e ousadia. As jóias inspiradas nesse tema tem como principal fonte as formas da natureza. Há uma certa voluptuosidade nas formas das peças, marcadas essencialmente pela sensualidade e brilho das pedras e pérolas. Flores, folhas e galhos de diversas formas e tamanhos, além das borboletas libélulas e outros são os principais elementos desse movimento. Também há espaço para as peças feitas só de ouro, que exibem formatos curvos, um tanto orgânicas.Uma jóia é para sempre... desde que você cuide bem dela.

O Centro Gemológico/IBGM e o SEBRAE/BA estarão lançando no dia 22/02/2008, às 9:00 horas, no Sebrae dos Aflitos na Av.Carlos Gomes, o Caderno de Tendências de Jóias para 2008 do IBGM. O evento será no auditório, com entrada gratuita, direito a um exemplar por pessoa que comparecer e palestra pela internet, tipo video-conferência, das autoras, através de um telão. Maiores informações procurar Gracia Baião(Gal) nos tels:(71)3241-3561 ou (71)3336-6922/3498 ou no e-mail: galbaiao@yahoo.com.br.