Como toda área de trabalho, a de Organização e Produção de Desfile de Moda também tem suas linguagens e jargões específicos. É bom conhecê -los, inclusive porque muitos deles são palavras estrangeiras aportuguesadas ou simplesmente adotadas no dia-a-dia:
A
Agente – Dentro das agências , é o booker quem cuida dos modelos, selecionando trabalhos, negociando cachês, definindo agendas (encontro com clientes) e castings.
Assessoria de imprensa - vai definir com o estilista quem serão os convidados do desfile e quem vai sentar onde(organiza o mapa de cadeiras). Está pensando que a fila A é pra qualquer um? É nada! Além disso, a assessoria é que intermedia o contato entre a equipe responsável pelo desfile e a mídia.
Araras – Onde são colocadas as peças que serão usadas pelos modelos. Espécie de cabide gigante.
B
Backstage – Bastidores, parte de trás da passarela, onde acontece as trocas de roupas e preparação de cabelo e maquiagem dos modelos. De acesso somente equipe de trabalho do desfile.
Beauty Artist – É a nova denominação do mundo fashion para cabeleleiros e maquiadores. São artistas da beleza. Executam o plano de imagem traçado pelo Stylist.
Booker – Ver Agente.Boca de cena – Saída do Backstage e entrada da passarela.Brindes – Geralmente as marcas preparam kits especiais para convidados vips e imprensa. Os brindes têm por finalidade criar empatia junto ao público ao profissional que vai avaliar o desfile.
C
Camareira - Profissional responsável pelas roupas desfiladas, acompanha as provas de roupas dos modelos e confere os cartões de identificação com as descrições de cada look.
Casting – Seleção de modelos para um desfile.
Catering – Gerenciamento de alimentação da equipe.Celebridade – Convidados famosos costumam ser convidados e sentam-se na primeira fila atraindo a mídia. Porém é preciso cuidado para que ele não chame mais atenção que o desfile.
Cenógrafo – Profissional responsável pela forma e visual da passarela.
Coach de passarela – É o Coreógrafo responsável pela dinâmica dos modelos na passarela. Muitas vezes a função é englobada pelo Stylist.
Coordenador de camarim – É quem vai chefiar a organização do backstage, ou seja, cuidar das peças, dos acessórios e garantir que as trocas de roupas dos modelos vão ser feitas rapidamente durante o desfile. Também fica responsável pela coordenação de limpeza, pessoal e, eventualmente, contratação de bufê para entrevista coletiva pós-desfile.
Coreógrafo – Ver Coach.
D
DJ – Escolhe, prepara e executa a trilha sonora do desfile depois de muita conversa com o estilista.
Diretor geral - Pode ser o stylist, o produtor executivo ou uma terceira pessoa. O diretor geral é o responsável pelo show, ou seja, é ele que decide, por exemplo, como será a iluminação e todos os outros artifícios que fazem do desfile um espetáculo. Também fica responsável pela dinâmica do evento, coordenação de todas as equipes e divisão de lugares de convidados, vips e imprensa.
F
Feedback - Retorno de mídia e aumento de vendas em conseqüência do desfile.
G
Guarda-Lugar – Com o aumento da sala de desfiles surgiu uma nova função. Pessoas que se sentam com identificação espera que o convidado chegue e tome o lugar. Foi a maneira encontrada pelos organizadores de garantir que a primeira fila sente nos lugares pré-determinados nos convites.
H
Hair – Ver Beauty Artist.
J
Jornalista de moda – Deve ter lugar de destaque e de boa visibilidade, afinal o sucesso de sua coleção vai depender as críticas que ele fará.
L
Look – Visual total desfilado na passarela por um modelo, inclui roupa acessórios e complementos.
M
Maquilador ou Make up - Ver Beauty Artist.
Modelo – Profissional que desfilará apresentando as peças.
P
Passadeira – Passa todas as peças do desfile para que as roupas estejam impecáveis durante a apresentação.
Pauta – Assunto para matéria jornalística sobre o desfile.
PIT – Lugar reservado aos fotógrafos de moda e cinegrafistas, fica sempre de frente para passarela e em degraus.
Press Kit – Ver brinde.Produtor de Moda – Responsável por vestir o modelo ou auxiliá-lo na troca de roupa e no processo de preparação de roupas e assessórios sob a coordenação do stylist.
R
Release – Texto jornalístico sobre o desfile. Deve conter ficha técnica do desfile, informações importantes, inspiração, cor, formas, tendências, tecidos etc.
S
Scouter ou produtor de casting – Seleciona os modelos de um desfile. Dentro das agências trabalha como Booker.
Standing- convites para assistir ao desfile de pé .
Stylist - É o produtor de moda, responsável por dar uma identidade ao desfile. É ele que decide que modelo veste o que, como, com quais acessórios, etc. às vezes, o stylist também dirige o desfile, responsável pela criação da imagem do desfile .
T
Trilha sonora - Música para marcar a seqüência do desfile.
Teaser – Peça Publicitária para despertar a curiosidade da imprensa antes do desfile – é curta e criativa.
Agora acredito que você já tem grande chances para conversar e compreender o linguajar das pessoas dentro de um fashion show.