domingo, 6 de junho de 2010

Mortes Vitorianas :corpos, luto e vestuário


Mortes Vitorianas: corpos, luto e vestuário é o primeiro livro de Juliana Schmitt. A obra foi concebida, em princípio, como um estudo sobre o vestuário vitoriano, apontando para algumas de suas características primordiais, como a grande diferenciação entre os trajes femininos e masculinos – tornando-os conceitos opostos, visível e simbolicamente – e, consequência desta divisão, a grande adesão à cor preta por parte dos homens em suas vestimentas. Ao descobrir, aí, uma relação profunda com o luto, ela expande seu campo de pesquisa, fazendo de seu texto um estudo bem mais amplo sobre o conceito de morte e os cuidados com o corpo.

Para o campo específico da história da indumentária, Mortes Vitorianas trata-se de uma análise do traje de luto e seus simbolismos, além de atentar para aspectos fundamentais do vestuário do século XIX, como a consolidação do fenômeno Moda na sociedade burguesa e o processo de separação entre os gêneros através da aparência.

A Juliana Schimitt tem 29 anos e é historiadora formada na Universidade Estadual de Londrina, com especialização em História da Arte na mesma instituição. Mortes Vitorianas foi a dissertação de mestrado dela defendida em 2008 no curso de Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário Senac. Atualmente é doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo e professora de História da Moda.


Livro: Mortes Vitorianas
Autor: Juliana Schmitt
Edição: Alameda
Preço: R$ 40
198 páginas
Formato: 14 x 21