quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mario Queiroz lança livro sobre a imagem do homem na moda


Mario Queiroz, estilista de moda masculina, lançou no último dia 13 de Agosto na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, seu livro “Herói Desmascarado, A imagem do homem na moda”, pesquisa resultante do mestrado em Comunicação e Semiótica que o estilista realizou na PUC-SP sob orientação do Prof. Dr. Norval Baitello Jr. Lula Rodrigues, jornalista e consultor de moda, que batalha como poucos pelo reconhecimento da importância da moda masculina, assina a orelha do livro, onde entre outras coisas diz:“Para escrever sobre o homem, sua moda, seus modos, seus trajes, suas imagens e fantasias, no Brasil, o autor tem que ser, ‘antes de tudo, um forte’, assim como o sertanejo, descrito no livro, ‘Os sertões’, de Euclides da Cunha. Criar roupas para este homem contemporâneo, tratar dele como assunto acadêmico, tentar decifrá-lo em sala de aula, e fazer disso o seu ganha pão, aqui no Brasil, também é trabalho para um forte”.Lula Rodrigues, como ,está coberto de razão. Não é fácil viver de moda masculina no Brasil, o espaço na mídia é muito pouco, a maioria das jornalistas de moda preferem falar de moda feminina, já que suas interlocutoras são em maior número, mas aos poucos vamos mudando este perfil.O importante do livro é a análise que Mario Queiroz faz de um assunto que me interessa muito: a discussão se a moda masculina aponta transformações no comportamento do masculino e se ainda preserva traços conservadores, restritivos às novidades nos trajes e no comportamento do homem. Para tanto, o estilista e professor de moda, parte dos primórdios da fotografia de moda, quando, por volta dos anos 20, fotos começam a substituir croquis. A pesquisa destaca o jornalismo voltado ao masculino desde o século XIX, passando pelas revistas masculinas, até chegarmos ao objeto de análise: as revistas de moda masculina dos últimos anos da década de 1990 e do início deste terceiro milênio.
Nessas publicações o foco está nos ensaios fotográficos, como eles revelam os principais fotógrafos contemporâneos e como são produzidos pelos profissionais de moda.
Os editoriais de moda são a maioria da revista Arena Homme Plus e cada edição traz até seis ensaios, o que representa em média quarenta fotos. Os editoriais escolhidos são os mais significativos para a discussão do papel herói, pesquisando as diversas faces do homem nessa virada de milênio.
O instrumental teórico utiliza os conceitos de imprinting , imaginário e noosfera, de Edgar Morin seguindo a linha da semiótica para a discussão sobre a cultura e mais especificamente sobre a moda.
Muito significativo o recorte escolhido por Mário Queiroz no seu mestrado. E melhor ainda ele ter conseguido publicá-lo, o que não é muito comum no meio acadêmico. Afinal depois de conseguir defender uma dissertação, quando queremos publicar é preciso fazer uma outra revisão do material que entregamos para a defesa.
Depois ainda tem que se batalhar para uma editora se interessar em publicar. Neste caso, coube a Estação das Letras e Cores este papel. Num país que existem um número tão grande de escolas de moda, é fundamental construir uma bibliografia nacional ou pelo menos escrita em português. Esta editora já tem alguns títulos bem interessantes na área, méritos para a pesquisadora Kathia Castilho .