terça-feira, 10 de novembro de 2009

Volta a cena o Homem com H maiúsculo




O HOMEM COM "H" MAIÚSCULO ESTÁ DE VOLTA


Uma nova categoria entre os homens: o neossexual - localizado entre os metrossexuais e o machões, aquele que representa valores de masculinidade sem perder a sensibilidade. Essa é a nova aposta de Axe, com o lançamento de Instinct, com fragância de couro.

O neossexual é o novo estilo masculino! O metrossexual simplesmente passou à história, deixou de estar na moda. Agora chegou a vez do neossexual, um homem muito mais másculo. Um estudo demonstra que as mulheres procuram um homem um pouco mais rústico do que o metrosexual, e um pouco mais sensível do que o démodé machão.
O sociólogo francês Rivièr diz existir uma explicação biológica, não se trata de uma competição, mas no jogo da sedução cada sexo prefere desempenhar certos papeis. O neossexual seria o homem que não perde o instinto de macho caçador, mas que se permite sensações e comportamentos sensíveis e femininos sem a superficialidade do metrosexual. Sabe como conquistar uma mulher - romântico - nunca se esquece do buquê de flores, mas na hora da verdade, sabe "agarrá-la" de uma forma arrebatadora deixando transparecer toda a sua masculinidade.Este novo conceito de homem foi apontado como o preferido entre as mulheres numa pesquisa feita pela Unilever. Foram ouvidas 2.800 mulheres em 14 países. O estudo mostrou ainda que 72% das mulheres querem um companheiro forte e determinado - que sabe o que quer, vai atrás e consegue. “As mulheres querem uma masculinidade mais evoluída. Elas rejeitam qualquer comportamento que anule as diferenças. Não gostam, por exemplo, que eles demorem mais tempo do que elas para se arranjarem quando vão sair, especialmente, quando estão usam os produtos de beleza dela”, diz Elisabete Lemos, gerente de marketing da marca. Os metrossexuais são uma página virada na agenda de qualquer mulher! De acordo com a pesquisa, elas estão cansadas da competição masculina com a estética (75% alegaram que não querem mais dividir seus produtos de beleza com os homens).


Depois do “boom” do homem metrossexual nasce um novo modelo de homem, o neossexual. 80% das mulheres quer um homem sensível mas que demonstre o seu lado viril e másculo. O novo homem quer ter uma posição social forte e construir novas práticas sociais. O cabedal (a pele curtida, não a musculatura, entenda-se) é o elemento-chave deste novo homem.

Segundo o estudo[1] realizado pela Axe, em 14 diferentes países, 59% das mulheres admite estar cansada do homem metrossexual e lançam o desafio aos homens de recuperar o seu vigor masculino. Neste novo ambiente, as mulheres rejeitam comportamentos que façam desaparecer as diferenças entre sexos. Exemplo disto são homens que demoram mais tempo do que elas a arranjar-se, que utilizam excessivamente produtos de beleza, etc..

“É possível perceber que as mulheres, que dedicam tempo e energia a cuidar do corpo e da aparência física – para desenvolver seu papel da mulher no jogo de sedução – recusem homens que decididamente entram na área do extremo cuidado corporal e se posicionam no jogo de sedução, que pertence às mulheres” afirma o sociólogo Jaime Carmona (Colômbia).


A necessidade da nova e moderna mulher é encontrar um homem com o equilíbrio entre a virilidade e a sensibilidade. Ela quer um homem que realce o seu lado mais forte e tradicional com permissão para ser sensível. Um homem que não precise de provar nada a ele próprio. Que seja auto-confiante e determinado, mas que não se proíba de ter valores emocionais, e ainda que ofereça flores à sua mulher e continue a amá-la apaixonadamente.

De acordo com o estudo 85% das mulheres afirma que o que a seduz mais, num homem, é o beijo apaixonado, a determinação quando as levam para a cama e a forma como as fazem sentir sensuais e desejadas.

A nova luta dos homens é conseguir integrar-se no caminho para uma nova masculinidade. Esta pode ser elevada à posição de virilidade e força, mas mesmo assim torna-o mais humano deixando espaço para a sensibilidade, que permite a participação das mulheres no seu modelo de vida. Isto porque viver com o companheiro é o mais recente valor social das mulheres dos nossos dias.

Neossexual, o modelo do homem atual "que resgata as suas raízes mais viris mas que não proíbe o lado afetivo"

Para qualquer lado que se vá ou época que se percorra, sentimos que os valores tradicionais do homem estão sempre fortemente marcados pela força física e coragem. À medida que o tempo passa foram-se construindo novos modelos, que fazem referência a um homem que entra num mundo sem complexos, que toma novas atitudes que até então estavam apenas reservadas às mulheres e que descobre um lado mais sensível.

Focando o olhar no estudo, trazido pela Axe, apercebemo-nos que uma nova identidade masculina está a emergir. O novo significado de “being male” (ser homem) indica uma nova forma do mesmo poder olhar para si e tomar uma posição social no tempo atual.

O novo modelo de homem, segundo o sociólogo Frederico De La Vega (Argentina), nasceu de um misto de tradição e mudança “com novos e antigos atributos masculinos – uma nova síntese de ser homem hoje em dia…Um novo tipo de homem se levanta: o Neossexual”.

A imagem de um homem duro, emocionalmente controlado e difícil de suportar entrou em crise assim como o homem que encontrou o seu lado feminino e não teve medo de o expor. A construção e aceitação deste novo modelo, o Neossexual, abre espaço para novas práticas sociais que tanto comportam a tradicional masculinidade, como a consciência de que o homem é um ser emotivo e que não precisa de o esconder.

Neste sentido surge um elemento masculino que traduz esta nova identidade do homem, o cabedal. Desta nova masculinidade espera-se uma mistura de firmeza e flexibilidade simbolizada por este elemento. Representativo do tradicional e do novo tipo de homem, o cabedal mostra a virilidade de todos os tempos que ainda assim quer tomar um acentuado relevo nesta nova fase.

Modelos de homem que se destacaram ao longo do tempo:

Metrossexual – homem que vive extremamente focado em si próprio descobrindo assim o seu lado mais feminino. Traduz-se num homem cosmopolita e sem quaisquer complexos nas suas atitudes e atividades.

Tecnossexual – homem que ainda toma muito em consideração o seu lado feminino mas vive numa obsessão constante por computadores e novas tecnologias.

Ladult – referência a um pai ideal. É preocupado, único e auto-confiante.
Ubersexual _ (em alemão Uber significa melhor, acima de).São os mais atraentes (não só fisicamente), os mais dinâmicos, os mais convincentes da sua geração, os mais confiantes em si mesmos, masculinos, têm estilo e interessam-se verdadeiramente por todos os assuntos.

[1] O estudo foi realizado pela Datos Claros, empresa de estudos de mercado argentina, num universo de 2800 mulheres, dos 18 aos 35 anos, de 14 diferentes países: Argentina, Brasil, México, Estados Unidos da América, Austrália, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Índia, Filipinas e Japão.